Nossos médicos avaliam os processos trabalhistas relacionados à saúde dos seus funcionários


Em uma ação trabalhista em que o funcionário alegue incapacidade provocada por acidente ou doença adquirida no trabalho, cada uma das partes envolvidas terá o direito de acompanhar os serviços de perícia médica feitos pelo perito indicado pelo juiz.

O assistente técnico em perícia é o médico que assessora a empresa nessa ação. Esse profissional deve conhecer o processo, elaborar os quesitos processuais para o perito judicial e acompanhar todo o desenrolar do caso.

Ele acompanha ainda os serviços de perícia, ou seja, os trabalhos do perito do juiz relacionados à análise de documentos como anamnese, exames clínicos, exames complementares, entre outros. Quando necessário, o assistente técnico visita o local de trabalho do reclamante para fazer o levantamento de agentes que poderiam ter deixado o funcionário doente.

Finalmente, cabe ao perito assistente elaborar o seu próprio laudo pericial e, se necessário, a contestação do laudo do perito judicial. O médico assistente de perícias é geralmente médico do trabalho com formação em perícias médicas, nada impedindo que qualquer médico desempenhe essa função.

Medin Medicina