Como reconhecer um bom exame médico ocupacional?  

Como_Avaliar_Exame_Clinico_Ocupacional.jpg

Saber identificar um bom exame clínico para o trabalho é fundamental para o sucesso do seu Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Para começar, o médico examinador deve fazer uma boa anamnese, que é aquela conversa baseada no questionário que o paciente preenche antes de uma consulta com informações sobre o seu histórico de saúde.

Essa anamnese deve ser dirigida ao trabalho, com questões sobre doenças e tratamentos médicos anteriores, sequelas de acidentes de trabalho e avaliação de limitações físicas que o empregado tenha tido em sua vida profissional. Esses dados são de sigilo médico e a regra é de que não são disponibilizados para a empresa.

Além da anamnese, o médico deve fazer uma examinação clínica breve, que avalie coração, pulmão, mucosas, pressão e estado psíquico do funcionário. Essa consulta é breve porque o exame clínico avalia a capacidade física do trabalhador por meio de observação direta.

Se a função exercida pelo empregado estiver vinculada a riscos ocupacionais específicos, o médico pode solicitar exames de monitoramento da saúde ocupacional. É importante lembrar que os exames complementares solicitados não partem da cabeça do médico, mas seguem o que diz a Norma Regulamentadora 07 (NR-07). Ainda assim, se o médico considerar necessário, ele pode pedir exames adicionais não definidos pela lei.

O objetivo do exame médico ocupacional é monitorar os riscos ocupacionais e prevenir o desenvolvimento de doenças relacionadas ao trabalho. Por isso, a solicitação de exames não deve ser vista como um custo adicional para a empresa, e sim como uma precaução diante de situações que possam trazer grande prejuízo para a empresa e para a saúde dos funcionários no futuro.

Se você já foi atendido na Medin, conta pra gente como foi a sua experiência e em que pontos podemos melhorar. Estamos trabalhando em um protocolo de atendimento e no treinamento da nossa equipe médica. Nosso e-mail é medin@medin.com.br.