O que é Medicina do Trabalho?

drew-hays-206414.jpg

Medicina Ocupacional

Passamos muitas horas no trabalho e, com isso, aumentamos a nossa exposição a riscos de todos os tipos. O médico do trabalho elabora uma estratégia para evitar que a existência de riscos no local de trabalho cause qualquer dano à saúde e ao bem estar do colaborador da empresa.

Autor do Texto: Dr. João Carlos Coluço de Lima |  Médico do Trabalho


Medicina do Trabalho ou Medicina Ocupacional é uma especialidade médica que estuda e trata da relação entre saúde e trabalho. Essa área tem como objetivo prevenir doenças ligadas ao trabalho, preservar a saúde do trabalhador e melhorar sua qualidade de vida.

Muitas vezes, o colaborador exerce o seu trabalho em ambiente exposto a elementos que podem agredir a sua saúde física, os chamados riscos ambientais ou ocupacionais. Por isso, cabe ao médico do trabalho elaborar uma estratégia que evite ao máximo que um risco ocupacional cause dano à saúde do trabalhador a curto, médio ou  longo prazo. Isso é feito por meio de ações integradas com engenheiros do trabalho, fonoaudiólogos, químicos, físicos e outros profissionais, além, claro, da própria empresa onde o funcionário trabalha.

O médico do trabalho não só avalia as condições de trabalho sob a ótica da saúde ocupacional como avalia e as condições de saúde do indivíduo que vai ocupar uma atividade na empresa por meio de avaliações clínicas e exames complementares. No caso do empregado efetivo, o acompanhamento é feito em avaliações clínicas e exames complementares periódicos.

No Brasil, a Medicina do Trabalho é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e regulamentada pelos Conselhos Regionais de Medicina.