[Saiba mais] doenças do coração: angina

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbito no mundo. Neste post, saiba um pouco mais sobre a Angina.

O que é?

É uma das manifestações da doença arterial coronária, que é a formação de placas de gordura nas artérias do coração. No caso da angina, a placa de gordura bloqueia o fluxo de sangue quase totalmente. Com isso, o músculo cardíaco faz um esforço maior para bombar o sangue aos tecidos e órgãos.

Como age

As placas de gordura se formam por deposição e interrompem parcialmente as artérias.

  Os sintomas da angina são os mesmos do infarto

Os sintomas da angina são os mesmos do infarto

Sintomas

Os sintomas são os mesmos do infarto, só que com menor intensidade e duração (menos de 20 minutos). O mais comum é o indivíduo sentir aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, geralmente acompanhado por outro sintoma como falta de ar, sudorese, palidez e náuseas. A pessoa pode sentir também dor do braço direito, mandíbula, pontadas e falta de ar sem desconforto.

Prevenção

Ter uma dieta leve e sem colesterol, evitar o tabagismo, a obesidade e o estresse, fazer avaliações periódicas.

A quem recorrer?

Normalmente, o indivíduo que apresenta este diagnóstico só descobre que tem angina quando sente dor. Cada caso requer um tipo de tratamento. Apenas um médico cardiologista poderá definir o mais adequado.